Skip links

Olhos azuis: tudo o que você precisa saber – [ESPECIAL]

O tema do post de hoje são olhos azuis. Assim como o blog das Óticas Diniz trouxe na primeira publicação deste Especial – sobre os olhos verdes – , desta vez as curiosidades e informações serão sobre os olhos com tom azulado, que representam 8% da população mundial.

Todas as milhões de pessoas com olhos azuis no mundo podem ser consideradas “parentes”. Isso porque uma pesquisa de 2008, realizada pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, conseguiu rastrear a primeira pessoa que teve os olhos azuis entre humanos, entre 6 e 10 mil anos atrás. E, desde então, esse traço genético foi sendo passado de forma hereditária e se espalhando entre a população.

Olhos azuis não têm pigmento azul

O que determina a cor dos olhos é a quantidade de um único tipo de pigmento (chamado melanina) na íris do olho. Essa mudança genética, localizada próximo ao gene OCA2, limita a produção de melanina na íris — efetivamente diluindo os olhos castanhos em azuis.

O que acontece para que surjam olhos azuis, é que existe apenas o pigmento marrom no olho – não há pigmento de outras cores, como marrom claro, verde ou azul. Dessa forma, os olhos castanhos têm a maior quantidade de melanina na íris, enquanto os olhos azuis têm o mínimo.

Não é possível prever a cor dos olhos dos bebês

A cor dos olhos é influenciada por até 16 genes diferentes até certo ponto e, além disso, a estrutura anatômica da íris também pode afetar a cor dos olhos.

Por isso, não é possível saber com certeza se os bebês terão olhos azuis, ainda que você e seu(sua) parceiro(a) tenham olhos azuis.

Um exemplo famoso da imprevisibilidade da cor dos olhos é o que aconteceu na família real britânica. O príncipe William tem olhos azuis e sua esposa, Kate Middleton, tem olhos verdes. A princesa Charlotte, filha do casal, tem olhos azuis, enquanto seu irmão mais velho, príncipe George, nasceu com olhos castanhos.

Mulher de olhos azuis sorri

Olhos azuis ao nascimento, mas que mudam de cor

Ao nascer, o olho humano ainda não tem toda a quantidade adulta de pigmento. Por isso, muitos bebês nascem com os olhos azuis, mas ao longo dos anos, a cor muda à medida que mais melanina é produzida na íris.

Cuidados com os olhos azuis

Como os olhos azuis possuem menos melanina que os olhos verdes ou olhos castanhos, eles podem ser mais suscetíveis a danos causados por raios UV e luz azul.

Assim como para os olhos de demais cores, usar óculos escuros protege a visão dos raios ultravioletas (UV). Apesar de serem essenciais para a vida no nosso planeta, eles fazem mal à pele e aos olhos, por isso é imprescindível se proteger também com filtro solar, chapéu, boné e, claro, óculos de sol.

Para evitar as más consequências geradas pela luz azul, o recomendado é reduzir o tempo em frente aos aparelhos eletrônicos ou utilizar óculos com filtro de luz azul. Essa tecnologia ajuda a reduzir o risco de degeneração macular, pode ser usado também de dia quanto de noite e também por quem não tem necessidade de lentes corretivas.

Consulte seu oftalmologista e verifique os modelos ideais para suas necessidades.

Nas próximas semanas, o blog vai trazer mais informações sobre outras cores, como olhos castanhos. Fique ligado! Acompanhe também as publicações no Instagram e Facebook!

Fontes

All about Vision

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.