Skip links

Videogame: veja os cuidados que devemos ter com os olhos ao jogar

Quando você liga o videogame sente que o mundo ao seu redor para e todas as suas atenções são direcionadas para aquela missão ou objetivo que o jogo te propõe? Saiba que você não é o(a) único(a).

Segundo a Pesquisa Game Brasil 2019, realizada pelo Sioux Group, Blend News Research e ESPM, 66,3% dos brasileiros joga videogame, independentemente da plataforma, e 58,6% deles fazem desses jogos sua principal forma de entretenimento.

Essa paixão tem efeitos positivos para o sistema cognitivo, como exercitar a memória, a atenção, a linguagem, a percepção e as funções executivas. Além disso, aprimora determinadas capacidades, por exemplo, o raciocínio lógico.

Porém, passar tantas horas parado em frente à televisão ou ao computador pode trazer também problemas para a saúde dos olhos.

Jogar videogame com óculos com filtro de luz azul

Ainda, segundo o levantamento da Pesquisa Game Brasil 2019, 83% dos entrevistados jogam no celular, enquanto 48,5% usam também os consoles e 42,3% os notebooks. Quanto à preferência, os smartphones aparecem com 45,3%, seguido por videogames (26,5%) e computadores (12,8%).

Com isso, os gamers passam muito tempo diante da tela destes aparelhos eletrônicos, ficando expostos diretamente à luz azul-violeta – prejudicial aos olhos. Uma saída é o uso de óculos com filtro de luz azul, que pode ser usada em lentes incolores ou solares e permite a passagem do espectro azul-turquesa e bloqueia apenas a toxidade do espectro nocivo. “Esse tipo de lente pode ser usado o dia todo. A tecnologia é altamente confiável e costuma vir acompanhada de outros tratamentos, como antirreflexo, antirrisco e camadas hidrorrepelentes”, diz o gerente de produtos oftálmicos das Óticas Diniz, Leonardo Queiroz.

Videogame pode cansar e secar os olhos

Em média, o olho pisca de 22 a 24 vezes por minuto. Ao passar muitas horas diante do videogame, os olhos piscam menos vezes, prejudicando a sua umidade e contribuindo para o ressecamento do globo ocular.

Para impedir que a visão seja prejudicada, o tempo de exposição às telas não precisa ser completamente eliminado. Assim como para assistir séries, quando possível, faça intervalos de 5 a 10 minutos, levante-se para ir ao banheiro, vá pegar uma água ou algo para comer. Isso ajuda a descansar a visão.

Durante o jogo, lembre-se de piscar voluntariamente, pois o movimento das pálpebras ajuda na produção de lágrimas evitando, assim, o ressecamento do globo ocular.

Depois destas dicas, bora jogar Fortnite? Ou você prefere Free Fire?

Acompanhe as atualizações do blog, sempre tem informação sobre a saúde e os cuidados com os olhos. Siga também o Instagram e o Facebook das Óticas Diniz!

Fontes

Infoescola

Tecnoblog

Dr. Ricardo Martin

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.