Skip links
Homem negro e de olhos castanhos usa óculos e sorri, com as mãos na cabeça

Olhos castanhos: tudo o que você precisa saber – [ESPECIAL]

Os olhos castanhos vão tomar conta do post de hoje. Assim como em publicações anteriores do blog das Óticas Diniz, em que os temas foram os olhos verdes e olhos azuis, agora trazemos mais informações e curiosidades sobre os olhos castanhos, o tipo mais comum entre a população mundial por possuir genes dominantes.

Pessoas com olhos castanhos escuros, muitas vezes, podem parecer ter olhos pretos, principalmente em povos de origem sul-europeia, africana, asiática, nativos americanos e descendentes de povos árabes e hebreus. No entanto, trata-se apenas de uma percepção, pois não existem olhos com a íris preta.

Conforme estudos, os olhos castanhos são mais resistentes à luz e contam com uma maior proteção contra os raios UV do sol. Mesmo assim, o uso de óculos escuros é recomendado, pois o acessório auxilia na redução de dores de cabeça e fadiga ocular, além de diminuir o brilho na visão.

Todos os olhos são castanhos

A quantidade de melanina que se acumula nos olhos depende da predisposição genética de cada um. Para os cientistas, cores mais “claras” de olhos são resultado de mutações genéticas que levam a um depósito menor de melanina nessas áreas.

Muitos bebês, ao nascerem, podem não ter produzido ainda a quantidade total de melanina que terão durante a vida – por isso é comum muitos recém-nascidos terem olhos azuis, que vão escurecendo ao longo do tempo.

Quanto mais melanina, mais luz é absorvida na íris. Menos luz é, portanto, refletida, e temos um olho castanho escuro.

Em um olho azul, com pouca concentração de melanina, a luz é refletida em uma proporção bem maior. Ela passa por um processo chamado de dispersão, que faz com que a luz refletida seja emitida em comprimentos de onda mais curtos. No “espectro de cores”, um comprimento curto de onda tende à cor azul. Olhos verdes e cor de mel estariam no meio desse espectro, com uma quantidade mediana de melanina, e menos luz dispersa.

A dispersão da luz é um fenômeno que não está presente só nos olhos. Na atmosfera, por exemplo, é ele que faz com que o céu seja interpretado pelo cérebro como azul.

Olhos castanhos, em close, olham para cima

Pessoas com olhos castanhos têm reflexo mais rápido

Um estudo realizado na Universidade de Louisville (EUA) aponta que pessoas com olhos castanhos têm tempo de reação ligeiramente mais rápido durante determinadas atividades do que aqueles com olhos claros. Ou seja, elas reagem mais rapidamente quando pegas de surpresa.

Olhos castanhos passam mais confiança

Sabia que mulheres de olhos castanhos são tidas como as mais confiáveis? Quem afirma é o estudo da Universidade Carolina de Praga (República Tcheca). Durante a pesquisa, foram apresentadas 40 fotografias de rosto de mulheres e 40 de homens para 238 estudantes avaliarem a confiabilidade das pessoas. E os pesquisadores perceberam que a cor do olho interfere nesta percepção, sendo que aqueles que possuem olhos castanhos foram tidos como mais confiáveis do que os que tinham olhos azuis, por exemplo.

Independentemente da cor de seus olhos, lembre-se de visitar seu oftalmologista para saber como está a saúde da sua visão.

Para mais informações e curiosidades, acompanhe também as publicações no Instagram e Facebook das Óticas Diniz.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.