Skip links

Óculos clássicos: você conhece a história por trás do modelo Clubmaster?

O Clubmaster é um dos modelos de óculos escuros mais famosos do mundo. Eles se tornaram um ícone através de Bruce Willis e seu papel na série de televisão A Gata e o Rato (Moonlighting) entre 1985 e 1989, mas a origem do modelo remonta aos longínquos anos 40, quando o desenho original que daria origem aos óculos escuros clássicos chegou ao mercado pela primeira vez.

Com uma armação de plástico que tende a destacar a parte superior do rosto dos usuários, o modelo logo ficou conhecido como “Browline Glasses”, ou óculos de sobrancelhas, em tradução livre.

A criação

Originalmente desenhado por Jack Rohrbach, vice-presidente da empresa de óculos Shuron, o modelo batizado como Ronsir chegou ao mercado em 1947 como óculos de grau. O modelo logo se destacou, especialmente por conta das várias opções de cores disponíveis, estimulando os consumidores a usarem os óculos como acessórios de moda.

Ainda nos anos 60, os Browline Glasses já haviam se tornado um ícone, figurando entre os favoritos de celebridades como o presidente americano Lyndon B. Johnson, o premiado técnico Vince Lombardi e até o ativista político Malcolm X. O modelo passou por altos e baixos entre os anos 70 e 80, mas explodiu em popularidade graças a Bruce Willis, que utilizou uma versão escura dos tradicionais óculos de grau, levando as armações com estilo, novamente, para um lugar de destaque.

A versão escura

Foi durante essa explosão de popularidade causada pelo personagem de Willis que os primeiros Clubmasters chegaram às lojas através da Ray Ban. O modelo se tornou sinônimo com a cultura da segunda metade da década de 80, em uma relação simbiótica tão poderosa que fez com que o modelo fosse totalmente rechaçado pelos fashionistas na década seguinte.

O modelo, porém, fez um retorno triunfal nos anos 2000, especialmente, graças às suas aparições em grandes sucessos da televisão, como Mad Man, Heroes e American Horror Story.  Hoje, os browlines ainda são os queridinhos de uma legião de admiradores, que tornaram as armações em um verdadeiro fenômeno cultural que se estende desde os anos 50 até os dias de hoje.

Os browlines estão disponíveis tanto para homens quanto para mulheres e podem ser encontrados nas mais diferentes versões. Eles aparecem nas lojas da Diniz em versões da Polaroid, Web, Police, DNZ, Atitude, Calvin Klein, Chloe, Hickmann, entre outros. Quer encontrar os óculos estilo browline das melhores grifes? Nas Óticas Diniz você encontra os modelos perfeitos para qualquer ocasião.

Para mais dicas e informações, fique de olho em nosso Facebook e Instagram.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.