Skip links
homem com uma mão nos olhos e outra mão segurando os óculos

Descubra como a diabetes pode afetar a visão

A diabetes é a quarta maior causa de morte no mundo, atingindo 422 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por aqui, a International Diabetes Federation (IDF) estima que 14 milhões de brasileiros são diabéticos.

A doença exige vários cuidados com a saúde, entre os quais os que são direcionados à visão. Isso porque cerca de 40% dos diabéticos apresentam alterações oftalmológicas, afirma estudo da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Doenças oculares são causadas pela diabetes

O oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, explica que a cegueira é uma das consequências da diabetes e ocorre por falta de controle da glicemia e de acompanhamento médico.

Retinopatia diabética

Dados da OMS apontam que a retinopatia diabética é a maior causa de cegueira definitiva entre pessoas economicamente ativas, entre 20 e 60 anos. “Mais da metade dos casos de perda da visão causados pelo diabetes poderiam ser evitados com exame oftalmológico anual e maior controle do índice glicêmico”, afirma Queiroz Neto.

Retinopatia diabética é uma complicação causada pelo excesso de glicose no sangue, que danifica os vasos sanguíneos dentro da retina.

Para evitar os problemas de visão, além de manter um bom controle dos níveis glicêmicos, todo paciente com diabetes tipo 1 ou diabetes tipo 2 deve fazer o exame do fundo de olho pelo menos uma vez por ano.

Na gravidez, os cuidados com a visão devem ser redobrados. Para proteger a saúde dos olhos, as grávidas com diabetes precisam fazer pelo menos um exame do fundo de olho a cada trimestre gestacional.

Glaucoma

O glaucoma neovascular surge após evolução da retinopatia diabética. A doença também é silenciosa no início, surgindo os sintomas apenas no estágio avançado. A sua principal característica é o aumento de pressão dentro do olho, que comprime os vasos sanguíneos e danifica o nervo ótico, levando à perda da visão lateral do olho e, gradualmente, à cegueira.

Em estudos realizados pela Universidade de Michigan (EUA), o diabetes tipo 2 aumenta o risco de glaucoma em 35%.

enfermeira medindo diabetes de garoto com óculos em uma clinica médica

Flutuação da refração

O excesso de glicose no organismo também pode causar a miopia, em função da maior absorção de água pelo cristalino.

Entre mulheres, as oscilações dos hormônios sexuais podem causar maior absorção de água pelo cristalino e um grau mais alto de miopia. Ficar longos períodos em jejum faz o cristalino desidratar e a miopia desaparecer. Por isso, antes de prescrever óculos a diabéticos, é de costume o oftalmologista verificar se o paciente está descompensado, ou seja, sem controle do índice glicêmico.

Catarata

Nos diabéticos, a catarata também se manifesta após o desenvolvimento do quadro de retinopatia diabética. A doença é uma lesão ocular que deixa o cristalino opaco e torna a visão turva, como se existisse uma névoa diante dos olhos.

Pesquisas britânicas revelam que a diabetes dobra o risco de desenvolver catarata, inclusive no público mais jovem – geralmente, a catarata acomete mais o público idoso.

Para que os diabéticos evitem o desenvolvimento de complicações na visão, o ideal é fazer exames periodicamente com o seu oftalmologista.

A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para preservar a visão do paciente e uma melhor qualidade de vida.

Quer saber mais sobre como preservar a saúde dos olhos? Siga as atualizações do blog das Óticas Diniz e siga suas redes sociais: Instagram e Facebook.

 

Fontes

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Hospital de Olhos de Cascavel (PR)

Phelcom

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.