Skip links
Homem sentado de frente ao computador que aparentar estar com sua visão ruim. Imagem que demonstra os males do colesterol alto

Colesterol alto pode prejudicar a visão

Essencial para o funcionamento do organismo, o colesterol tem suas versões boa (HDL) e ruim (LDL) e esta última pode trazer consequências negativas para o corpo e também afetar a saúde dos olhos.

O aumento dos níveis de colesterol pode agravar o quadro de algumas doenças da retina, associadas à hipertensão e diabetes – como retinopatia diabética –, além da possível oclusão de vasos da retina, com risco de perda visual.

Como o colesterol alto pode afetar a saúde dos olhos

O excesso de LDL entope as pequenas artérias de todos os órgãos, causando prejuízos silenciosos.

Para os olhos, este entupimento pode levar ao fechamento de arteríolas (pequenos vasos sanguíneos) causando a falta de irrigação do sangue em uma região da retina.

O resultado disso é a perda visual severa e até mesmo irreversível. A perda de visão irreversível pode acontecer caso a mácula (região do centro da retina responsável pela visão nítida) seja atingida. Neste caso, o paciente fica apenas com a visão periférica no olho atingido.

Situação rara

Uma situação rara, mas que pode acontecer, é a formação de cristais de colesterol no interior do humor vítreo (substância líquida localizada no interior da estrutura ocular). Estes cristais interferem na visão como borrões brilhantes e coloridos, é igual como vemos um cristal quando colocado contra a luz.

Consequências físicas

Tal como acontece no corpo, também podem ocorrer “infartos” e “derrames” nos olhos, o que causam baixa de visão repentina e, por vezes, total.

Além disso, o colesterol pode se manifestar na região das pálpebras por meio do depósito de matéria gordurosa amarela em nódulos, chamada de Xantelasmas.  Elas não causam dor, porém costumam ser incômodas, e dependendo da localização só podem ser removidas por meio de uma cirurgia.

Como controlar o colesterol

Ricardo Magro

Para evitar ou minimizar os efeitos negativos do colesterol ruim em todo o organismo, o recomendado é adotar um estilo de vida saudável, ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas.

Esses cuidados devem ser redobrados por quem tem histórico familiar de distúrbios metabólicos, pois o risco de desenvolver doenças cardiovasculares diretamente associadas a níveis elevados de colesterol na circulação são maiores.

Além de se dedicar a hábitos saudáveis, não deixe de visitar o oftalmologista. Somente um especialista poderá detectar sintomas e indicar um tratamento para cuidar da saúde dos olhos.

Quer saber mais sobre como cuidar da visão? Acompanhe as publicações do blog. Siga também as Óticas Diniz no Instagram e Facebook.

Fontes

Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos

Hospital da Visão

Hospital de Olhos

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.