Skip links
Homem aparentemente de Home Office, sentado em frente do computador usando óculos de grau e fones de ouvido. Sua expressão é de tranquilidade.

7 exercícios para relaxar os olhos durante o home office

Em tempos de quarentena, reserve um tempo para cuidar da sua visão e confira alguns exercícios para relaxar os olhos, que você pode fazer em casa.

Por conta do novo coronavírus (COVID-19), a população precisou ficar em casa e até trabalhar no sistema home office, criando um novo ritmo e estilo de vida. Com essa nova rotina, seja para trabalhar ou para se entreter, as pessoas ficam muito tempo à frente da tela do computador, do celular ou da televisão, o que pode prejudicar a visão.

Muitas horas diante dos aparelhos eletrônicos contribui para um cansaço visual, que acontece quando os olhos ficam exaustos com tanto esforço e exposição à luz azul-violeta. Como resultado, os músculos oculares ficam debilitados e perdem a eficiência.

Conheça os exercícios para os olhos durante o home office

Para aliviar o estresse e a tensão acumulados, existem exercícios para relaxar os olhos e amenizar a sensação desconfortável. Vale destacar que a prática não melhora os problemas na visão, mas relaxa, lubrifica e tonifica os músculos oculares.

Ao todo são sete exercícios indicados por especialistas das Óticas Diniz – a maior rede de óticas do país, fáceis de fazer que podem ser realizados todos os dias ou, pelo menos, uma vez por semana.

  1. Exercite a focalização:

    sente-se em uma cadeira e observe um objeto a alguns metros de distância. Depois, estique o braço com o polegar para cima, observando-o por 15 segundos. Logo em seguida olhe para o objeto a frente pelo mesmo tempo. Reveze a visão por cinco vezes, fazendo com que os olhos foquem tanto de perto quanto de longe.

  2. Treine os movimentos:

    para dar maior flexibilidade aos músculos oculares, imagine o símbolo do infinito ou o número oito deitado desenhado no chão ou em uma parede branca. Faça dez vezes esse movimento e, depois, troque a direção, repetindo o exercício por mais outras dez vezes. Em seguida, olhe à esquerda o máximo que puder durante cinco segundos. Volte ao normal e pisque algumas vezes para, na sequência, fazer o mesmo para à direita. Realize o movimento para cima e para baixo, e também para as diagonais, por cinco vezes.

  3. Fortaleça as pálpebras:

    essenciais para a saúde da região. Para exercitá-las, cerre os olhos parcialmente, cobrindo apenas metade da visão. Assim, será possível perceber os músculos se contraindo. Faça o movimento por 15 segundos e descanse fechando os olhos. Depois, repita o exercício por mais um minuto.

  4. Olhe para todas as direções:

    sem forçar, olhe para todas as direções por dez segundos, repetindo o exercício por mais três vezes para relaxar a tensão da região. Esse exercício é indicado principalmente quando se está focado muito tempo em um único ponto, como a tela do celular ou do computador.

  5. Balance:

    deixe o braço semiflexionado com o polegar para cima, mais ou menos a 40 cm de distância do rosto, e balance a cabeça de um lado para o outro mantendo o olhar nos polegares, sem mover o braço. Esta prática exercita o foco e o movimento lateral dos olhos. Mantenha-se no balanço por 30 segundos.

  6. Abra e feche:

    esse exercício fortalece, estimula a circulação de sangue e ajuda a lubrificar os olhos. Apenas abra e feche os olhos mantendo cada movimento por alguns segundos por oito vezes.

  7. Massageie a testa:

    a região acima dos olhos também costuma acumular muita tensão. Massagear as sobrancelhas e as têmporas alivia e reduz o estresse. Por isso, feche os olhos e faça movimentos circulares com os dedos, logo acima dos olhos. Na sequência, encoste a ponta dos dedos no centro da testa e puxe as mãos para os lados. Faça três repetições de um minuto cada.

Quer saber mais dicas sobre saúde dos olhos? Siga as Óticas Diniz no Facebook e no Instagram e fique por dentro de tudo.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.